Porque é que você precisa de manter os seus “ouvidos frescos”?

Todos os músicos, assim como, produtores musicais e engenheiros de som, concordam que ter um par de “ouvidos frescos”, quando toca a produzir algo de novo, é realmente muito importante.

Provavelmente, já todos passámos por esta situação, quando estamos por exemplo, a compor uma canção ou ajustando as diferentes partes. Ao início, tudo parece perfeito e soa bem, todas essas horas valeram a pena. O que é certo é que durante todo esse longo processo, se não tivermos feito algumas pausas, motivados pela pressa de terminar o nosso trabalho, no dia seguinte, quando o vamos escutar de novo, não parece estar tão perfeito como inicialmente, podendo por vezes soar mesmo mal, o que nos poderá fazer desistir do projecto.

É por isso,que ter um par de “ouvidos frescos” se torna tão importante. O sentimento de verificar que o trabalho do dia anterior não está assim tão bom, é de certa forma positivo, porque agora vai-nos permitir melhorar e reparar todos os erros, e temos assim a chance de equilibrar tudo, melhorando portanto o projeto.

Estas situações acontecem com muita frequência, principalmente nos produtores de música e engenheiros de som. No entanto, para que isto não aconteça, basta efetuar algumas pausas de 10 a 15 minutos, durante as sessões de trabalho, para depois regressar e poder detetar alguns erros e corrigi-los. Sem descansar os ouvidos, o nosso trabalho corre o risco de parecer sempre bom, pois estes vão ficando menos sensíveis.

Um excelente exemplo de perda de sensibilidade auditiva, é o de quando chegamos a casa, depois de estar num ambiente onde o volume é muito alto, como num concerto ou numa discoteca.

Nestas condições, o nosso ouvido não é capaz de ouvir um mosquito no quarto, o que em condições normais seria.

Dito isto, é preferível trabalhar no nosso projeto mais uns dias, e de preferência com o volume baixo, do que terminá-lo num só dia e o resultado ser desastroso.

E não se esqueça de que quando mais alto for o volume de som enquanto trabalha, maior é o tempo de recuperação dos nossos ouvidos.