Os Binaural Beats podem ser usados para induzir relaxamento, assim como um equilíbrio da mente e do corpo.

Podem também ser usados como terapia enquanto dormimos, quando estamos acordados e necessitamos de energia, ou até mesmo quando estamos doentes.

Como funcionam os binaural beats?

Para ouvirmos um Binaural Beat é necessário uns auriculares para canalizar diretamente os sons para cada ouvido. Cada som terá uma frequência ligeiramente diferente que resultará num “beat” que ouvimos. A diferença em Heartz (Hz) entre os sons, determina os efeitos nas nossas ondas cerebrais.Aqui fica uma lista generalizada de diferentes ondas, assim como a sua utilização:

  • Ondas delta: Menor que 4 Hz; profundidade, sonhos calmos, estado inconsciente.
  • Ondas theta: 4 – 7 Hz; meditação profunda, sono normal sem REM (Rapid Eye Movement).
  • Ondas alpha: 7 – 13 Hz; relaxamento acordado, estado sonolento, sono REM .
  • Ondas beta: 13 – 39 Hz; concentração activa, estado excitado, paranóia.
  • Ondas gamma: Maior que 40 Hz; atividade mental de alto nível, resolução de problemas.
Faça download de alguns binaural beats para testar.

Procure por faixas gratuitas no iTunes ou faça uma pesquisa on-line para encontrar outras fontes gratuitas ou geradores de binaural beats.

Use binaural beats enquanto dorme.

A forma mais fácil de os utilizar é tocando-os através de um dispositivo multimédia num nível de volume médio-baixo enquanto dorme. Tente dormir uma sesta enquanto escuta ondas alpha ou então ondas delta ou theta para um descanso profundo.

Use binaural beats para se sentir desperto.

Se se sente confortável escutando os beats equando dorme, experimente também escutá-los enquanto está acordado. Escute ondas gamma enquanto está no trabalho e veja se aumentam a sua produtividade.

Tratar doenças ou desconforto com binaural beats.

Da próxima vez que não se sentir bem, veja se um binaural beat pode ajudar. Um estudo preliminar, mostra que os binaural beats, utilizados como terapia sonora podem ajudar no alivio de enxaquecas, stress, dores de cabeça, dores em geral, TPM e estados comportamentais.

  • Deite-se e escute ondas alpha inicialmente, se não ajudar no relaxamento, experimente de forma incremental as ondas theta e delta até sentir alívio.
  • Se estiver a recuperar de uma cirurgia ou de uma doença, tente escutar por períodos curtos de 20 a 30 minutos as ondas theta de 0.5 a 3 Hz para acelerar o processo de recuperação. Caso sinta melhorias, estes períodos podem ser aumentados de forma progressiva e intercalados com ondas theta de 8 Hz.
  • Use os binaural beats para alcançar estados de meditação. O estado de meditação sem binaural beats pode levar muito tempo a ser alcançado, mas uma onda entre os 5 a 8 Hz pode ajudar a alcançar um estado de meditação de forma mais rápida.
  • Se estiver com pouco sono, relaxe durante uns 30 minutos escutando ondas theta de 5 a 7 Hz, para ajudá-lo de forma mais rápida a alcançar o sono desejado.
Filtrar os binaural beats com “pink noise” (opcional).

Algumas pessoas sentem-se desconfortáveis com a sonoridade de ondas puras de áudio. Para ultrapassar este desconforto, alguns binaural beats são misturados com sons suaves da natureza. Os beats, continuarão a estar presentes, mas não de forma tão intensa, pode efetuar uma pesquisa por “binaural beats nature” ou algo similar.

Tenha em atenção que uma determinada onda pode não ser o seu som ideal.

Se se sentir desconfortável com um binaural beat com 8 Hz, tente alterar para 11 ou 12 Hz e verifique se se encaixa melhor em si. Poderá ter de experimentar diversas faixas, até encontrar aquela à qual se adaptará melhor.

Fonte: http://www.wikihow.com/Use-Sound-for-Therapy