Comece com um tema popular

Muitos compositores gastam imenso tempo à espera de inspiração ou de uma idea. Mas para quê perder tanto tempo se pode começar agora? ou assim que você queira?

Como já referi, muito dos compositores consomem o seu tempo à espera de uma grande ideia, uma ideia para uma nova canção que seja emocionalmente interessante, quando isso acontece agradecemos à nossa inspiração e jogamos mãos à obra, mas infelizmente para muitos nem sempre assim é.

Uma boa notícia, é que não precisa de gastar todo o seu tempo à espera que uma nova idea apareça de forma mágica. Existe um método, um truque, que muitos compositores profissionais utilizam e que permite que a criatividade esteja sempre em alta.

Um bom tema é a ideia central de uma boa canção.

Pense no seu tema como se fosse o esqueleto da sua canção, a estrutura que a mantém ligada. Existem alguns temas mais atrativos e que resultam melhor, normalmente exploram a parte mais humana de todos nós; assuntos relacionados com as suas emoções ou situações que ocorrem na sua vida. Existem infinitas formas de lidar com estes temas de forma a tornar cada canção única.

  • Amor: Ficar apaixonado, desgostos de amor, separações, reconciliações, procura de um amor ou celebração do amor.
  • O EU e a vida: Descoberta do EU, encarar desafios, crescimento interior, conquista de sonhos, experiência espirituais, objetivos e conquistas.
  • Família e amigos: Relações familiares, melhores amigos, conflitos, perdão, marcos.
Procure temas à sua volta

Você pode (e deve) escrever as suas canções com base em experiências próprias, exprimindo sentimentos e ideias que são importantes para você. Mas por vezes, também é produtivo fazer uma pausa e escrever sobre algo diferente, fora das suas experiências pessoais. Criar uma pequena distância dos seus temas pessoais, poderá ajudá-lo a criar novas ligações com os ouvintes que afinal, estão fora do seu contexto. Que detalhes poderá fornecer aos seus ouvintes para que eles possam estar mais contextualizados, estejam mais envolvidos com as personagens e todas as emoções?

Cinema e TV: Provavelmente já reparou que muitas canções têm os mesmo temas de outros meios de entretenimento como é o caso dos filmes e programas de TV.
Enquanto muitas das canções mais vendidas tendem a focar-se em temas como, relacionamentos e sentimentos, em vez de perseguições de carros e tiroteios, elas continuam a partilhar os mesmos elementos dramáticos. As personagens envolvidas? O que acontece a seguir? Quais os sentimentos das personagens?

Você pode utilizar alguns filmes e programas de TV famosos para retirar ideias sobre temas que tenham grandes cargas emocionais sobre os ouvintes. Mantenha sempre um bloco de notas (em papel ou digital) sempre que esteja a ver um filme interessante ou um programa de TV. Procure por cenas românticas ou cenas com muita emoção. Procure duas ou três frases que resumam as relações entre as personagens. Escreva algumas frases que descrevam o diálogo entre elas. Adicione algumas ideas suas. Com qual das personagens se identifica? Quais os seus sentimentos?

Notícias e documentários

Os dramas da vida real podem ser inspiradores, assustadores, alegres ou tristes. Escolher um tema da vida real pode ser inspirador para escrever uma canção. Procure a ideia central. Quais os sentimentos por trás da história?

É importante tentar colocar-se a si próprio nestas histórias assim como os jornalistas. Procure situações que captem a atenção emocional.

Escolha um tema universal

Ao procurarmos um temas para escrever uma canção, temos a tendência para escrever sobre nós próprios de uma perspetiva muito individual. Assumimos que outras pessoas nos conhecem e estão interessadas em saber mais sobre nós. Mas, na verdade, se você quer ser um compositor de sucesso, a maioria dos seus ouvintes serão desconhecidos. Eles vão querer ouvir algo em que se possam rever. Este é o grande poder dos grandes êxitos musicais.

Não há nada de errado em escrever músicas com temas pessoais. Eles são importantes para tentar exprimir os nossos sentimentos. Mas quando o objetivo é atingir o máximo de audiência, tenha em consideração um tema em que se possa exprimir e alcançar o máximo de pessoas.

Vá em frente! Escolha um bom tema emocional que tenha visto num programa de TV, filme ou noticiário e tente resumi-lo em apenas algumas frases. Escolha uma das personagens e imagine-se nos seus pés. O que sente essa personagem? O que aconteceu? Como ela lidou com isso? Tente escrever uma canção que transmita uma ideia similar ou a mesma mensagem emocional.

Fonte: http://robinfrederick.com/