Thumbnail

Notas musicais e ruídos não musicais

Submetido por   Duarte Cancela em  Qui, 2017-05-04 10:39

Thumbnail

Sempre, e seja de que forma for que sejam produzidas, as notas musicais soam de forma diferente de quaisquer outros ruídos.

Qual é a diferença entre a nota musical e qualquer outro ruído?

Todas as pessoas que conhecemos terão algum tipo de resposta para esta pergunta, mas a maioria basear-se-á na ideia de que a nota musical soa… musical e os outros sons… não soam musicais.

A música afeta as nossas emoções e pode levantar-nos ou baixar-nos o moral. Um bom exemplo disto é a forma como as bandas sonoras nos dão pistas sobre como reagirmos à cena que estamos a ver; romance, humor e tensão são ampliados pela música que os acompanha.

Este elo entre a música e a emoção pode fazer-nos pensar que as próprias notas tem um conteúdo emocional e que são, de algum modo, sons misteriosos e mágicos.

Thumbnail

Notas Musicais

Ao crescermos, vamos ficando aptos para identificar e interpretar os ruídos (um vidro a partir-se, cortar lenha ou mesmo o som das pessoas e carros na rua). Se conseguíssemos ver a ondulação destes sons não musicais verificaríamos que são muito complicados e são o resultado de várias combinações de ondas sonoras sem um padrão definido.